terça-feira, 28 de abril de 2009

Prefeitura planeja centros e projetos culturais para Tamoios




Dando continuidade às reuniões que vêm sendo realizadas com artistas, artesãos e agentes culturais em Tamoios, o coordenador de Cultura de Cabo Frio, Guilherme Guaral, esteve ontem, dia 27 de abril, na subprefeitura do local para finalizar a programação do projeto “Tamoios Cultura Viva”. O projeto faz parte da nova política de cultura para levar a todo município movimentos culturais.

Desde a primeira reunião, no início de abril, a coordenadoria de Cultura está realizando o cadastramento dos artistas do 2º Distrito. Na reunião de ontem, cerca de dez pessoas estavam presentes para discutir o projeto em Tamoios, uma decorrência do “Cabo Frio Cultura Viva”, que vai abranger todo o município.

O início do “Tamoios Cultura Viva” está marcado para o dia 15 de maio, quando será inaugurada a sala Chico Tabibuia, na Subprefeitura. Na ocasião, acontecerá exposição de artes plásticas, pequeno show musical e exposição de artesanato. Será oferecido um coquetel inaugural. Após esse dia, durante todas as sextas-feiras, acontecerão exposições diversas, shows musicais e de dança, exposição de artesanato, comercialização da gastronomia local, sessões de cinema, “contação” de histórias e declamação de poesia. Também está sendo estudada a possibilidade de realizar, aos domingos, atividades infantis.

Uma nova reunião com os artistas plásticos e agentes culturais foi agendada para a próxima quarta-feira, dia 6 de maio. Na ocasião, será fechada toda a programação do mês. Para Guaral, a participação da comunidade cultural local é fundamental:

- Queremos formar um “exército” da coordenadoria de Cultura em Tamoios. Toda sexta-feira, a partir de 15 de maio, tem que haver programação fixa aqui. Para isso, precisamos da participação dessas pessoas – disse o coordenador, que ainda destacou o ginásio poliesportivo como opção para a Cultura: “o ginásio será um grande salto, mas precisamos criar as nossas bases”, concluiu.

Outro projeto que vem sendo discutido é uma feira cultural aos sábados. A feira abrangeria comercialização de produtos rurais aliada a apresentações culturais diversas e a gastronomia. A proposta da feira foi apresentada por Guilherme Guaral ao secretário municipal de Agricultura, Carlos Alberto de Carvalho, e ao subprefeito da Área Rural, Beto Nogueira, durante visita realizada ontem na Fazenda Campos Novos. A ideia foi aprovada e foi agendada para segunda-feira, dia 4, uma visita à área rural de Cabo Frio.



Viviane Teixeira

Nenhum comentário: