segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sexta-feira foi dia de Capoeira na Sala Chico Tabibuia

Na noite de sexta-feira dia 24 de julho na Sala Chico Tabibuia, o grupo de capoeira de Tamoios deu um show de apresentação, e mais que isso, uma aula de história do Brasil. O professor capoeirista Márcio e seu grupo não fizeram uma simples apresentação, foi uma aula de cultura.
É um grupo jovem em ação, acreditando no que faz, passando através de muito trabalho e dedicação seus conhecimentos, trabalhando a inclusão social e a quebra de preconceitos. Mostrando a capoeira de uma forma simples como expressão folclórica, promovendo esporte, educação, lazer, dança e arte, terapia e fundamentos filosóficos.

É uma forma maravilhosa de preservar uma manifestação artística importante, e também passar disciplina aos alunos, Márcio de forma brilhante contou um pouco da história da capoeira no Brasil, falou do mestre Bimba e também apresentou para a platéia outro mestre importante, o mestre Ziza que fez sua apresentação, e também falou um pouco do simbolismo quando o capoeirista faz o sinal da cruz. “Antigamente, não tinha significado nenhum, era apenas uma forma de zombaria da religião católica, mas hoje já se incorporou ao ritual”. Capoeira não é religião, é uma forma de manifestação cultural e um esporte.

Breve Histórico
A capoeira é um expressão cultural afrobrasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música. Desenvolvida no Brasil pelos escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, mãos, a cabeça, os joelhos, os cotovelos. Outra característica é o acompanhamento por música.

A capoeira foi desenvolvida como forma de elevar o moral dos negros, transmitir sua cultura, e principalmente, como forma de resistir aos escravizadores. Geralmente era praticada nas senzalas onde os escravos ficavam acorrentados. De acordo com historiadores Zumbi dos Palmares era um exímio capoeirista e defendia o Quilombo dos Palmares dos ataques das tropas coloniais com muita técnica e ginga de pernas e braços.

Durante muito tempo a capoeira foi considerada subversiva e sua prática foi duramente reprimida e proibida, quase chegando à extinção.

Em 1932, mestre Bimba fundou a primeira academia de capoeira do Brasil em Salvador. E anos mais tarde apresentou para Getúlio Vargas que gostou tanto que declarou a “Capoeira o Esporte Nacional”, liberando o ensino da capoeira. Atualmente, a capoeira é reconhecida como patrimônio cultural brasileiro pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico Nacional). E o dia 3 de agosto é considerado dia do capoeirista.

Bibi Fernandes


*


*

Nenhum comentário: