domingo, 17 de maio de 2009

ACONTECEU - Tamoios ganha Sala Chico Tabibuia

Com muita emoção, foi inaugurada na sexta-feira, dia 15 de maio, na subprefeitura de Tamoios, a Sala Chico Tabibuia. O evento contou com a presença da filha do escultor, Francisca, da vice- prefeita, Delma Jardim, do subprefeito, Amador Mattos, e do coordenador de Cultura, Guilherme Guaral, além de 30 artistas e agentes culturais de Tamoios.

A sala foi inaugurada com a exposição de duas das esculturas de Chico da Tabibuia: “Exu com quatro cabeças” e “Mulher”. Além dessas peças, 11 quadros de artistas locais fazem parte da exposição que ficará durante todo o mês no novo espaço cultural.

Durante a solenidade, na qual também esteve presente o coordenador de Cultura de Búzios, Michelângelo Cortes, a curadora da exposição, e pesquisadora da vida de Chico Tabibuia, Bibi Fernandes, citou a importância do artista e seu reconhecimento em grandes capitais brasileiras, como São Paulo e Brasília, e no exterior: “Que esta sala sirva de exemplo para todos os artistas que estão aqui”, disse ela, apresentando a todos a filha do escultor, Francisca, que, bastante emocionada, agradeceu a homenagem a Chico. Bibi também entregou ao acervo a pesquisa feita por ela sobre a vida do escultor e um livro falando sobre a forma de esculpir de Tabibuia.

O subprefeito de Tamoios, Amador Mattos destacou a importância da sala para “mostrar a identidade dos artistas locais” e deixou claro que, após a inauguração do Ginásio Poliesportivo, outro espaço especial será dedicado a esses profissionais. O coordenador de Cultura, Guilherme Guaral, falou sobre a importância da Sala Chico Tabibuia para a cultura de todo o município: “a simplicidade e a humildade são capazes de gerar grandes gestos. Esse momento é de consistência e essa sala é dedicada a todos os artistas de Tamoios. Por isso, propomos que, a partir desta noite, todos se comprometam a promover as atividades previstas para todas as sextas-feiras seguintes”, disse, se referindo às atividades do Tamoios Cultura Viva, projeto que, semanalmente, vai levar ao local atividades culturais diversas. A vice-prefeita Delma Jardim destacou a importância da homenagem a Chico da Tabibuia e elogiou a iniciativa: “Parabenizo a todos por isso. Estou muito feliz de estar aqui”.

Após a cerimônia, foi exibido um documentário, produzido por Carlos Cabral, do Jornal Tamoios, sobre a vida de Chico Tabibuia, No vídeo foram apresentadas as esculturas mais famosas dele, além da última entrevista dada por Chico antes de falecer. Após a apresentação do documentário, a filha de Tabibuia descerrou a placa feita pelo artista Glauco Brasil e que deu nome a mais nova sala de exposições de Cabo Frio. A pintora Clivaneide Kilson, ao final da cerimônia, doou o quadro “Casa de Chico Tabibuia” para o acervo permanente da sala de exposições.

Francisco Moraes da Silva, o Chico Tabibuia, nasceu em Casimiro de Abreu, mas, aos 45 anos, veio morar em Cabo Frio, no distrito de Tamoios. Foi lenhador de 1954 a meados de 1988, quando recebeu a primeira parcela do auxílio concedido pela I Bienal de Escultura do Rio de Janeiro, para o qual foi um dos 20 artistas selecionados, dentre 384 concorrentes Seu apelido, Tabibuia, veio da árvore utilizada na confecção de tamancos e lápis.

Sua obras são definidas como mágico-eróticas e respeitadas e elogiadas por críticos de arte em importantes exposições: coletivas, em Paris e Cali (Colômbia); individuais, no Museu Nacional de Belas Artes, do Rio, em São Paulo, Niterói, Cabo Frio, Barra de São João, Casimiro de Abreu e Barra de São João, Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, um dos primeiros a elogiar, na imprensa, a obra singular de Chico Tabibuia.

Cabo Frio Cultura Viva – Teve início neste sábado, dia 16, na escola municipal Aquiles Barreto, em Porto do Carro, o projeto Cabo Frio Cultura Viva. Durante todo o dia, a comunidade local pôde participar de oficinas culturais diversas, além de shows musicais e a apresentação do filme “O Menino Maluquinho”. As próximas atividades nas escolas estão programadas para o mês de junho.


Viviane Teixeira

Nenhum comentário: