quinta-feira, 2 de julho de 2009

Consórcio de Secretarias se reúne para elaboração de projeto para a Fazenda Campos Novos



Na última semana, um grupo representando algumas secretarias do município de Cabo Frio se reuniu na intenção de elaborar um projeto de utilização da Fazenda Campos Novos. O objetivo é unir o projeto ao plano de restauração da Fazenda em parceria com o IPHAN e o INEPAC. As secretarias representadas são as seguintes: Subprefeitura Rural, Agricultura, Meio Ambiente, Educação, Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia, Promoção Social e Planejamento.

As idéias estão sendo discutidas pela equipe de trabalho e o que se pretende é transformar a Fazenda Campos Novos em um Centro de Difusão Cultural, explorando diversas atividades. Uma possibilidade é criar na área externa da Fazenda o Parque Municipal de Cabo Frio; outra idéia é criar um espaço de educação ambiental, com visitação das escolas. Há também a pretensão de exploração turística, e para isso a Fazenda vai dispor de um restaurante campeiro, e os visitantes terão à sua disposição atividades como caminhada ecológica, cavalgada, lago de pesca e feira de artesanato regional.

Outros projetos estão previstos para funcionar na Fazenda, por exemplo, uma casa de fabricação de farinha artesanal e um box de venda de hortaliças e leguminosas orgânicas produzidas na próprio local. Um dos destaques é o que se poderia chamar de “carro chefe” dos projetos: a criação do Museu de História Natural “Caminhos de Darwin”. A idéia é explorar o turismo e inserir a Fazenda no circuito de visitação do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A Fazenda Campos Novos é sede da Secretaria de Agricultura e Subprefeitura Rural, onde são desenvolvidos projetos como o Programa Compra Solidária, Canil Municipal e Extensão Rural. O novo projeto pretende incluir outros órgãos considerados fundamentais para o atendimento à população rural, e entre eles estão: uma unidade da Emater- Rio; Defesa Agropecuária; Incra e um posto do Banco do Brasil.

O grupo se reunirá quinzenalmente e deverá concluir o projeto dentro de três ou quatro meses.


Jonatas C. de Carvalho - 2625 6162 / 8826 6520
Secretaria de Agricultura

Nenhum comentário: