segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Artistas de Tamoios no Teatro Municipal: dificuldades, superação e glória no fim de semana



Depois de uma noite de sábado onde a apresentação artística teve problemas técnicos e dificuldades de adesão do público, os artistas de Tamoios poderiam ter desanimado. Porém, depois de um domingo de divulgação e preparação, os guerreiros do Segundo Distrito deram um show de profissionalismo, arte e emoção, para uma platéia cheia, num teatro organizado e seguro tecnicamente.

No sábado, as apresentações de poesias, monólogos e chorinho, além de improvisos e surpresas musicais, deram o tom da noite, que contou com a ausência do Projeto Canalizasom. Dificuldades técnicas e de público diminuíram o brilho da noite, o que, no entanto, não esmoreceu os artistas.

No domingo, um teatro com público surpreendente e a adesão das crianças já davam o tom do que seria uma noite diferente. O Subprefeito de Tamoios, Amador de Mattos Souza e o Diretor Ítalo Luiz Moreira prestigiaram o evento, que começou com a apresentação de Capoeira do Grupo Beira do Cais, agitando o teatro. Em seguida, a esquete infantil “O Pastelão e a torta”, da Companhia de Teatro Eh!Baco!, primeiro grupo de Teatro de Tamoios, trouxe animação e risadas para as crianças, que se deliciaram mais ainda com a grande habilidade do contador de estórias da Companhia. Na ocasião, as crianças puderam interagir com as estórias apresentadas, reforçando lições como a contagem numérica, o raciocínio lógico e a rima.

A noite encerrou-se com o espetáculo teatral “A Morte do Mané Bufão”, que integrou adultos, jovens e crianças, com um texto envolvente, engraçado e bem articulado.

As portas do Teatro Municipal se abriram para que a cidade conhecesse um pouco da arte que Tamoios pode apreciar todas as sextas-feiras na Sala Chico Tabibuia, na Subprefeitura do Segundo Distrito, a partir das 19h. Há muitos outros artistas explodindo em Tamoios, e o Projeto Tamoios Cultura Viva, por meio da Sala Chico Tabibuia, tem tentado (e conseguido) apoiar e divulgar um pouco dessa produção. E mais uma vez o povo de Tamoios mostra que não desiste fácil: prontos para as batalhas do dia-a-dia, estão na luta também pela guerra do bem, na estrada da arte e da cultura, porque cada canto da nossa cidade respira um pouco de palco.

Nenhum comentário: